Gustavo Silva Saldanha

Filosofia, linguagem e informação. Pragmática, retórica, ética e teorias informacionais. Formações simbólicas e organização dos saberes. Epistemologia histórica da Ciência da Informação. Instituições, sujeitos, práticas.

Pesquisador Adjunto do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação/IBICT-UFRJ; Professor Ajunto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), professor do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da UNIRIO.

Estuda as relações entre filosofia, informação e linguagem. Investiga o domínio de estudos da filosofia e da epistemologia da informação e dos conceitos fundamentais do campo informacional, no âmbito das investigações epistêmico-historiográficas da Ciência da Informação, da Documentação, da Bibliografia, da Bibliologia e da Biblioteconomia. O foco de interesse está nas relações entre estudos filosóficos, cultura, sociedade, retórica, linguagem, instituições e práticas informacionais.Temáticas: Filosofia, linguagem e informação. Pragmática, retórica e teorias informacionais. Filosofia da Informação e linguagem. Ética e informação. Formações simbólicas, organização dos saberes e linguagem. Epistemologia histórica da Ciência da Informação, da Documentação, da Bibliografia, da Bibliologia e da Biblioteconomia. Instituições, sujeitos e práticas informacionais.

Trilhar o trivium: a filosofia da ciência da informação na tradição filosófica da linguagem

As relações entre a Filosofia da Ciência da Informação (FCI) e os estudos da linguagem remontam a fundamentação do campo de estudos da informação, seja este pensado como construção histórica de longa extensão, diacrônica, aquém do seculo XX, seja este tomado como resultado de uma análise sincrônica, formalizado no contexto contemporâneo de desenvolvimento das tecnologias da informação e da comunicação (TIC's). Fundamentos teóricos do campo respondem objetivamente pela edificação de uma linha de pensamento no campo orientada para a linguagem. Em dadas tradições, esta e, na verdade, a própria corrente de fundamentação da epistemologia dos estudos da informação, como e o exemplo da chamada Science de l'information et communication desenvolvida na Franca, que teve como um de seus fundadores o semiólogo Roland Barthes. Estas relações estão presentes desde os estudos subjetivistas, partindo da reflexão filosófica, ate os estudos objetivistas, orientados para resolução de questões técnicas do cotidiano do profissional da informação.
Chama-se aqui a atenção para o fato de que estas questões concernentes a linguagem, no contexto da organização dos saberes (OS), tem na constituição da estrutura do pensamento medieval um de seus solos mais firmes. Especificamente, a matriz curricular das primeiras universidades guarda uma estrutura inicial de formação do individuo pautada na estrutura das futuras zonas de fronteira, como também dos núcleos, do que no século passado passaremos a tratar como estudos da informação. Esta base da matriz responde pelo trivium, ou primeiro estagio de estudos medievais centrado em tres disciplinas, ou, ainda, as artes liberais da Logica, da Gramatica e da Retorica. A partir deste corpo de saberes seria possível compreender a “natureza” e o “funcionamento” da linguagem.

Diante disto, apresenta-se como objetivo geral do projeto investigar as possibilidades de compreensão dos estudos filosóficos da Ciência da Informação a partir da reflexao filosófica sobre a linguagem, tendo como ponto de partida os fundamentos das disciplinas que compõem o Trivium e como linha teórica de dialogo a filosofia da linguagem.

GRACIOSO, L. S. ; SALDANHA, G. S. . Ciência da Informação e Filosofia da Linguagem: da pragmática informacional à web pragmática. Araraquara - SP: Junqueira & Marin, 2011. Disponível em http://www.junqueiraemarin.com.br/lancamentos.php?titulo=84 .

FERNANDES, G. C. ; SALDANHA, G. S. . Contribuições de Marteleto e González de Gómez ao entendimento do informacional: diálogos com três aportes da informação. PontodeAcesso (UFBA), v. 6, p. 2-31, 2012.Disponível em http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revistaici/article/viewArticle/5413 .

SALDANHA, G. S. . O Imperativo mimético: a filosofia da informação e o caminho da quinta imitação. Datagramazero (Rio de Janeiro), v. 13, p. ---, 2012. Disponível em http://www.dgz.org.br/out12/Art_02.htm .

SALDANHA, G. S. . Humano inumano pós-humano: o homem na, da e para a Ciência da Informação. PontodeAcesso (UFBA), v. 6, p. 72-107, 2012. Disponível em http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revistaici/article/viewArticle/6148 .

SALDANHA, G. S. . Ipásia e a Ciência da Informação no território das Humanidades: a virada linguística informacional em um diálogo entre Rorty e Habermas. Datagramazero (Rio de Janeiro), v. 12, p. 01-12, 2011. Disponível em http://www.dgz.org.br/abr11/Art_03.htm .

SALDANHA, G. S. . Entre a Retórica e a Filologia: do pragmatismo ao humanismo na epistemologia da Ciência da Informação. InCID: R. Ci. Inf. e Doc., v. 2, p. 47-67, 2011.Disponível em http://revistas.ffclrp.usp.br/incid/article/view/41/pdf .

SALDANHA, G. S. . Tradições epistemológicas nos estudos de organização dos saberes: uma leitura histórico-epistêmica a partir da filosofia da linguagem. Liinc em Revista, v. 6, p. 300-315, 2010. Disponível em revista.ibict.br/liinc/index.php/liinc/article/view/372/254.

SALDANHA, Gustavo Silva. Briet, antílope e linguagem: uma leitura da análise e da crítica da análise neodocumentalista. In: RENDÓN ROJAS, Miguel Ángel. El ser, conocer y hacer en bibliotecología / ciencia de la información / documentación. Cidade do México: Unam, 2014. p. 3-28. Disponível em: <http://iibi.unam.mx/opLibros.html>. Acesso em: 05 jun. 2014.

Outros links