Rose Marie Santini

Usos sociais das TICs, sociologia da cultura, sistemas de classificação e recomendação de bens simbólicos, análise de redes sociais e produção colaborativa

Professor Adjunto da Escola de Comunicação da UFRJ. Graduação em Comunicação Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). MBA em Marketing na Fundação Getúlio Vargas - RJ (2003). Mestrado em Comunicação Social na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004). Doutorado em Ciência da Informação no Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT) em convênio com a Universidade Federal Fluminense (2010) com estágio de pesquisa [doutorado sanduíche] na Universidad Rey Juan Carlos de Madrid (2007-2009).

Pós-doutorado no Centre d'Estudis i de Recerca d'Humanitats no Departamento de Economia da Universitat Autònoma de Barcelona (2011).

Possui experiência na área de Ciência da Informação e Comunicação com ênfase em Mídias Digitais. Atua principalmente nos seguintes temas: usos sociais das tecnologias de informação e comunicação; sociologia da cultura; sociologia de redes; consumo cultural; sistemas de recomendação; análise de redes sociais e produção colaborativa.

As microdinâmicas do campo cultural: as lógicas sociais de produção da crença nos bens simbólicos através da classificação e da recomendação colaborativas nas redes sociais online

A pesquisa tem como objetivo analisar as novas redes sociais de informação e comunicação que surgem na Internet a partir dos Sistemas de Recomendação (Recommender Systems) e avaliar as implicações sociais deste tipo de mediação para a produção da crença nos bens simbólicos e para a mudança cultural. Desse modo, pretende-se discutir os mecanismos coletivos de legitimação das obras na Internet através dos processos sociais de classificação colaborativa, operados pelos usuários nas redes sociais online.

A perspectiva adotada nesta pesquisa sugere um duplo olhar metodológico sobre o tema: por um lado o desenvolvimento de métodos qualitativos e quantitativos que apontem as consequências sociais da folksonomia no campo cultural. Por outro, a aplicação dos estudos de difusão da informação, especialmente focado nas dinâmicas de cascata de informação, contágio e influencia social, baseados no modelo sociológico de Análise de Redes Sociais (Social Netwoks Analysis). Consideramos que a articulação destas abordagens podem revelar as lógicas sociais implicadas no funcionamento, interação e uso dos atuais sistemas de informação que mediam o consumo cultural na Rede.

Artigos em periódicos científicos:

SANTINI, Rose Marie; CALVI, Juan C. O consumo audiovisual e suas lógicas sociais na rede. Comunicação, Mídia e Consumo (São Paulo. Impresso), v. 10, p. 159-182, 2013.

SANTINI, Rose Marie. As dimensões sociais dos gêneros musicais: porque os sistemas de classificação comercial e não comercial variam. Transinformação, v. 25, p. 101-110, 2013.

SANTINI, Rose Marie. Collaborative classification of popular music on the internet and its social implications. OCLC Systems & Services, v. 27, p. 210-247, 2011.

SANTINI, Rose Marie. A Arte do avesso: a função da denegação econômica no mercado Artístico e as novas formas de recomendação e mediação cultural na internet. Eptic (UFS), v. 13, p. 1-22, 2011.

SANTINI, Rose Marie; LIMA, Clóvis Ricardo Montenegro. Música e Cibercultura. Revista FAMECOS (Impresso), v. 40, p. 51-56, 2009.

LIMA, Clóvis Ricardo Montenegro ; SANTINI, Rose Marie. A Biblioteca Virtual de Música da UFSC na Rede de Pontos de Cultura. Música Hodie, v. Vol. 9, p. 141-162, 2009.

LIMA, Clóvis Ricardo Montenegro; SANTINI, Rose Marie. Produção Colaborativa de Softwares Livres: trabalho e tecnologia na sociedade da informação. Informação & Sociedade (UFPB. Impresso), v. 18, p. 101-110, 2008.

Lima, Clóvis Montenegro; SANTINI, Rose Marie. Copyleft e licenças criativas de uso de informação na sociedade da informação. Ciência da Informação (Impresso), v. 37, p. 121-126, 2008.

LIMA, Clóvis Ricardo Montenegro; SANTINI, Rose Marie. Trabalho imaterial, compartilhamento de informação e produção colaborativa na sociedade da informação 10.5007/1518-2924.2007v12n23p113. Encontros Bibli, Florianópolis - SC, v. 12, p. 113-132, 2007.

SANTINI, Rose Marie; LIMA, Clóvis Ricardo Montenegro. Código aberto e produção colaborativa nos pontos de Cultura. Contemporanea (UFBA. Online), v. 5, p. 01-17, 2007.

LIMA, Clóvis Ricardo Montenegro; SANTINI, Rose Marie; LISBOA, Armando M. A economia da dádiva na sociedade da informação. Comunicação e Espaço Público (UnB), v. Ano X, p. 92-104, 2007.

SANTINI, Rose Marie. Poder econômico e direito autoral da música na internet: por um debate mais democrático. UNIrevista (UNISINOS), www.unirevista.unisinos.br, v. 1, n.3, p. 1-13, 2006.

SANTINI, Rose Marie ; LIMA, Clóvis Ricardo Montenegro . 'Creative Commons' e produção cultural colaborativa no Brasil. Comunicação e Espaço Público (UnB), v. Ano IX, p. 120-132, 2006.Livros publicados:LIMA, Clóvis Ricardo Montenegro;

SANTINI, Rose Marie. Produção colaborativa na Sociedade da Informação. 1. ed. Rio de Janeiro: E-papers, 2008.

SANTINI, Rose Marie. Admirável chip novo: a música na era da internet.. 1. ed. Rio de Janeiro: E-papers, 2006. 214p.

SANTINI, Rose Marie; LIMA, Clóvis Ricardo Montenegro . MP3: Música, Comunicação, e Cultura. 1a ed. Rio de Janeiro: E-paper, 2005.

Capítulos de livros publicados:

SANTINI, Rose Marie; CALVI, Juan C. La Cultura de Internet. In: J. A. Monzoncillo y otros. (Org.). La Televisión etiquetada: nuevas audiencias, nuevos negocios. 1ed.Madrid: Ed. Ariel, Colección Fundación Telefónica, 2011, v. , p. 103-125.

SANTINI, Rose Marie ; SOUZA, Rosali Fernandez. Recuperação da Informação em Música: tendências e desafios de pesquisa para a Ciência da Informação. In: Gilda Maria Braga & Lena Vania Ribeiro Pinheiro. (Org.). Desafios do impresso ao digital: questões contemporâneas de informação e conhecimento. 1ed.Brasília: IBICT/UNESCO, 2009, v. , p. 205-224.

CALVI, Juan C.; SANTINI, Rose Marie. España: el creciente negocio de la música on-line. Sintonía joven: música, comunicación y jóvenes. 1ed.Santiago de Chile: CEU, UNIACC, 2009, v. , p. 143-156.

SANTINI, Rose Marie. Propriedade intelectual da música on-line: conflitos entre cultura e mercado. In: João Freire Filho; Jeder Janorri Junior. (Org.). Comunicação & Música Popular Massiva. 1ed.Salvador: Edufba, 2006, v. , p. 7-167..

Outros links