Núcleos de Pesquisa

Centro de Referência em Inteligência Empresarial - Crie

Tem como missão criar e desenvolver produtos e serviços na área de inteligência empresarial - com ênfase na Gestão do Conhecimento - de forma a contribuir para a inserção competitiva do Brasil na sociedade do conhecimento, sendo hospedado na COPPE/UFRJ.

Laboratório Interdisciplinar sobre Informação e Conhecimento - Liinc

Espaço interinstitucional e multidisciplinar, coordenado em parceria entre a UFRJ e o IBICT , voltado para a reflexão crítica sobre informação, conhecimento e desenvolvimento, ante as transformações no mundo contemporâneo.

LarHuD - Laboratório em Rede de Humanidades Digitais

O Laboratório em Rede de Humanidades Digitais do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Memória e Sociedade da Informação  (MeSo), mantido na Coordenação de Ensino e Pesquisa (COEPE) com o objetivo de incentivar a produção científica e tecnológica além de desenvolver ferramentas e metodologias mediadas no vasto campo das Humanidades intermediada pelas plataformas, ferramentas e registros digitais.

Observatório da Gestão da Informação - OGI

O Observatório de Gestão pública da Informação (Obgi), criado em 2009, é uma plataforma de ensino e pesquisa, desenvolvida e utilizada por alunos e professores dos cursos de graduação em Administração, Biblioteconomia, Economia e Gestão Pública da UFRJ e da pós-graduação em Ciência da Informação UFRJ/IBICT. Contou, em muitos períodos, com apoio de bolsa de Iniciação Científica da Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PR-2/UFRJ).

TriviumLab - Laboratório de Liber Linguagens

O TriviumLab - laboratório de transgramáticas - é o território de experimentação do Ecce Liber nas teias do comensurável. Transgramáticas não é um conceito; é um plural de símbolo em roda. Trata-se de um remédio-não-conceito, um lenitivo de linguagem que compõe a terapia filosófica wittgensteiniana. Ele quer, na verdade, não se apresentar como significante, mas significar nossas práxis de praça – os usos –, abrir a visão para que revisemos, reconstituamos, reavaliemos nossos delírios de conceito.