Jorge Calmon de Almeida Biolchini

Organização do Conhecimento. Gestão da informação em saúde

Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), especialização em Medicina Homeopática pela Escuela Médica Homeopática Argentina (1980) e especialização em Medicina Ortomolecular pelo Centro de Medicina Ortomolecular do Rio de Janeiro (1993).

Idealizador e fundador, em 1987, do Simpósio Nacional de Pesquisa em Homeopatia. Possui mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003).

Conhecer e Inovar – Organização do Conhecimento para Gestão da Informação na Saúde

No âmbito da atenção à saúde, a crise do modelo vigente aponta aspectos centrais na sua origem, constituindo questões que podem determinar impacto técnico, social, econômico, educacional, assim como informacional. A organização dos domínios do conhecimento nas estruturas curriculares do nível da graduação na área da saúde não tem refletido, nem tem sido capaz de dar conta eficaz e satisfatoriamente, das visões e dos processos inovadores de suas tendências contemporâneas de desenvolvimento, pesquisa e atuação profissional neste campo.

As inovações no desenvolvimento científico e tecnológico no campo da saúde têm determinado implicações na esfera das políticas governamentais para o setor, sob uma orientação crescente de adoção de estratégias e iniciativas inter-setoriais, assim como envolvendo interação e participação crescentes de diferentes instâncias e atores sociais. O projeto de pesquisa objetiva:

- Analisar e caracterizar diferentes programas curriculares dos cursos de graduação em medicina, quanto à sua estrutura e ao seu conteúdo disciplinar.

- Identificar as diferentes categorias e relações conceituais presentes e as formas de relacionamento entre domínios do conhecimento nas soluções propostas na esfera da interdisciplinaridade.

- Desenvolver ontologias do universo dos problemas de saúde, referentes aos diferentes campos de prática médica e às distintas dimensões de conhecimento nestes utilizado.

- Identificar e caracterizar as relações conceituais da produção científica em saúde com os campos de prática médica e respectivos problemas, assim como com as atividades interdisciplinares dos programas curriculares.

Período: Jan/2010 – Dez/2012

.