Jacqueline Leta

Bibliometria/Cienciometria, com ênfase na produção científica brasileira, Ciência e Saúde e Ciência e Gênero

Professora adjunta do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ desde 2002, realizou o pós-doutorado na Universidade Católica de Leuven (2005). Tem Mestrado e Doutorado em Gestão, Educação e Difusão Em Ciências pela UFRJ nos anos de 1995 e 1999, respectivamente.

Dedica-se desde de 1994 à pesquisas no campo da Bibliometria/Cienciometria, com ênfase nas análises da produção científica brasileira, focando nas temáticas Ciência e Saúde e Ciência e Gênero.

1) EQUILÍBRIOS NAS TAREFAS DOS DOCENTES-PESQUISADORES NO BRASIL: UMA QUESTÃO DE GÊNERO?

O projeto parte da premissa que a atividade científica no Brasil tem como alicerce a pós-graduação, que ocorre majoritariamente no contexto das universidades públicas. Assim, além das pressões que acompanham as atividades relacionadas à pesquisa e à administração acadêmica, os docentes-pesquisadores têm que dar conta das atividades de ensino também prioritárias na Universidade.

Como, então, combinar essas diversas pressões acadêmico-científicas? Será que homens e mulheres assumem de forma igualitária as diferentes tarefas exigidas aos docentes-pesquisadores vinculados às universidades públicas? Visando, assim, ampliar a discussão em torno da temática ciência e gênero, este projeto tem como objetivo apresentar e discutir como se distribuem homens e mulheres nas atividades exercidas por docentes-pesquisadores, cadastrados nos programas de pós-graduação do país de universidade públicas.

Para tal, pretende utilizar e analisar dados de domínio público, gerados pela CAPES, sobre os docentes-pesquisadores, orientadores do sistema de pós-graduação brasileiro, os quais serão discutidos à luz de conceitos de capital cultural, campo cientifico e capital cientifico, de Bourdieu.

Período: 11/2010 – 11/2012

Apoio: Edital MCT/CNPq/SPM-PR/MDA nº 20/2010 - Relações de Gênero, Mulheres e Feminismo.

2) Título: AS CITAÇÕES NA CIÊNCIA BRASILEIRA: CONCEPÇÕES DA COMUNIDADE CIENTÍFICA VERSUS TENDÊNCIAS E DESEMPENHO NAS BASES DE DADOS

Do ponto de vista da avaliação da atividade científica, tem-se observado que as medidas de produtividade têm sido, cada vez mais, complementadas por indicadores complexos que buscam considerar não apenas a quantidade, mas a qualidade dos produtos (publicações, principalmente) produzidas. No Brasil, as instituições públicas responsáveis por este processo tendem a priorizar o cumprimento de padrões importados, já estabelecidos para avaliar o desempenho cientifico dos países desenvolvidos.

Deste modo, as qualidades valorizadas para considerar que as publicações alcancem o status científico passam a ser a competitividade, o impacto e a visibilidade internacional. Assim, os pesquisadores brasileiros por um lado são forçados ao padrão internacionalizado, mas vivem a rotina do publish or perish, sem necessariamente conhecer alguns dos conceitos básicos que dão suporte a este padrão. É dentro deste contexto que o presente projeto tem como objetivo central identificar e caracterizar a qualidade da informação acerca da variável “citações” que pesquisadores, docentes e discentes das pos-graduações, e também em gestores das FAPs apresentam.

Ao mesmo tempo, buscar-se identificar as tendências das citações atribuídas às publicações brasileiras, na tentativa de (1) verificar a relação desta com outras variáveis, como auto-citação e co-autoria e (2) identificar as relações entre os conceitos presentes no discurso do universo analisado e as reais tendências da citação brasileira.

Período: 06/2008 – 06/2012

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