Ivan Capeller

Dispositivos audiovisuais digitais, tecnologias da informaçâo e comunicação e cultura na sociedade contermporânea

Doutor em comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e professor adjunto da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ). Tem experiência na área de comunicação, com ênfase em técnicas de registro e processamento de som para cinema e vídeo. Além de especialista em captação de som direto para filmes documentários, estuda as relações entre cinema, história e narrativa.

Sua pesquisa no campo das ciências da informação e da comunicação desenvolve uma pragmática da experiência cinematográfica articulada a uma semiótica dos dispositivos audiovisuais.

Dispositivos Audiovisuais em Rede, Experiência on-line da História: Estratégias de Produção de Sentido na Web 2.0

Em que medida a experiência registrada e acumulada em determinado dispositivo, a partir de determinada linguagem, pode ser considerada como fonte legítima e positiva para o conhecimento histórico? Haverá mesmo algum tipo de privilégio ou de precedência da linguagem verbal e do arquivo escrito sobre as demais linguagens e dispositivos? Como se dispõem e configuram, em termos de produção de sentido, os diversos tipos de linguagem (gestual, verbal, musical, visual, sonora) possíveis e como estas se acoplam aos diversos dispositivos (auditivos, visuais, híbridos) existentes em determinado momento da história? O presente projeto de pesquisa, que tem como objetivo geral compreender as estratégias de produção do sentido da experiência da história nos novos dispositivos audiovisuais em rede possibilitados pelo surgimento da Web 2.0, em um processo que se insere na história dos dispositivos técnicos de registro e transmissão de informação das sociedades industriais modernas.

Pretende-se entender o modo como a configuração técnica das plataformas audiovisuais digitais da internet permite uma nova escrita da história em que o diferimento temporal que sempre se estabeleceu entre um evento real e sua memória narrativa deixa de se apresentar como o problema central da transmissão da sua experiência na medida em que este tempo de transmissão passa a ser real. Em contrapartida, surge a questão da memória digital: quais são os critérios e técnicas de coleta de dados aplicáveis aos sites, blogs e páginas da Internet para que estes possam ser considerados como fonte confiável para a pesquisa histórica? Como devem ser monitorados e como deve ser processado o conhecimento neles contido para que se produza uma experiência da história que seja transmissível, isto é, que faça sentido, sobretudo para aqueles que a vivenciaram de alguma maneira?

Tendo em mente esta última questão, estabelecemos como objetivo específico deste projeto de pesquisa o estudo, catalogação e análise dos arquivos referentes à ocupação da Câmara Municipal de Vereadores da Cidade do Rio de Janeiro em agosto de 2013, pois a criação de uma base de dados unificada sobre um episódio histórico determinado propiciará um recorte mais preciso do objeto da pesquisa e permitirá uma aferição mais clara de seus resultados, dado o escopo local do evento e a consequente proximidade e facilidade de obtenção de fontes primárias de informação a este respeito, propiciando um vasto material a ser catalogado e analisadoq

Artigos em periódicos científicos

CAPELLER, I. . O Cinema e seu Duplo. Devires (UFMG), v. 9, p. 150-169, 2013.

CAPELLER, I. . Lacan com Spielberg - O Olhar abjeto da Nova Lei. RUA. Revista Universitária do Audiovisual, v. 48, p. 08, 2012.

CAPELLER, I. . Youtube your Facebook! A reconfiguração dos dispositivos audiovisuais na internet e as novas plataformas digitais entendidas como aparelhos de captura e/ou como máquinas de guerra. Revista Z cultural (UFRJ), v. VII, p. 06, 2012.

CAPELLER, I. . Introdução à arqueologia da escuta: do som e da voz como objetos de enunciação. Ciberlegenda (UFF. Online), v. 2, p. 07/01, 2011.

CAPELLER, I. . A Pátina do filme: da reprodução cinemática do tempo à representação cinematográfica da história. Matrizes (USP. Impresso), v. V, p. 213-229, 2009.CAPELLER, I. . KUBRICK COM FOUCAULT - O DESVIO DO PANOPTISMO. Ciberlegenda (UFF), v. 13, 2004

Textos em jornais de notícias/revistas

CAPELLER, I. . Lu pour vous: COSTA Mario et FOREST Fred (dir.), Artmedia X - Éthique, esthétique, communication technologique dans l art contemporain ou le destin du sens. Actes du colloque international, Paris, 12 et 13 décembre 2008, Paris : L Harmattan, coll. Les médias en actes , 2011, 312 p.. Droit et Société, França, p. 498 - 498, 02 fev. 2013.

CAPELLER, I. . "Les cases à l'écran: bande dessinée et cinéma en dialogue" (Compte rendu). Droit et Société, Paris, França, p. 02 - 04, 15 dez. 2011.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos

CAPELLER, I. . O Cinema e seu Duplo. In: AVANCA INTERNATIONAL CINEMA CONFERECE, 2012, 2012, Avanca. CINEMA 2012 AVANCA INTERNATIONAL CONFERENCE, 2012.

CAPELLER, I. . A pátina do filme, da reprodução cinemática do tempo à representação cinematográfica da história. In: XXVI Simpósio nacional de história, 2011, São Paulo. XXVI Simpósio Nacional de História - 2011, 2011.

CAPELLER, I. . Pragmática da experiência cinematográfica. In: 14ª Jornada de estudos Peirceanos - Os Objetos do Signo, 2011, São Paulo. Caderno da 14ª Jornada de estudos peirceanos, 2011. v. 14.

CAPELLER, I. . A Pátina do filme. In: VI Congresso nacional de história da mídia, 2008, Niterói. Anais do VI Congresso nacional de história da mídia, 2008.

CAPELLER, I. . Hiper-realismo e Sound Design no Cinema contemporâneo. In: O SOM NO CINEMA, 2008, RIO DE JANEIRO. O SOM NO CINEMA. Rio de Janeiro: Caixa cultural, 2008

Outros links