Deprecated: iconv_set_encoding(): Use of iconv.internal_encoding is deprecated in /www/htdocs/ppgci/cms/wp-content/themes/ufrj-ppgci/header.php on line 13

Deprecated: iconv_set_encoding(): Use of iconv.output_encoding is deprecated in /www/htdocs/ppgci/cms/wp-content/themes/ufrj-ppgci/header.php on line 14
Arthur Coelho Bezerra - PPGCI – IBICT/UFRJ

Arthur Coelho Bezerra

Aspectos sociais, culturais e políticos do regime de informação. Tecnologia e sociedade. Competência crítica em informação. Privacidade, vigilância e segurança pública.

Pesquisador adjunto do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Doutor em sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com pós-doutorado também pela UFRJ. Mestre em sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ). Bacharel em produção cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Foi professor substituto da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e professor colaborador da UFRJ. Foi também gestor de projetos de economia criativa no SEBRAE/RJ. É parecerista de revistas de segurança pública e publicou artigos sobre cultura, identidade, pirataria, violência, ilegalismos e comportamento desviante.

Projeto 1: Vigilância, vigilância inversa e democraciaA pesquisa se debruça sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação por governos, empresas e membros da sociedade civil para práticas de vigilância e de vigilância inversa. Por um lado, o foco nos estudos de vigilância propõe uma perspectiva histórica de tais práticas, que culmina no estudo sobre a vigilância atualmente exercida através da interceptação de dados digitalizados, seja para fins comerciais ou políticos. Por outro lado, o projeto também problematiza a atuação, cada vez mais comum, de agentes da sociedade civil organizados em torno de coletivos midiativistas, que valem-se do uso de dispositivos digitais como câmeras e smartphones para produzir informação através de textos críticos e de registros, em fotos e vídeos, de casos de abusos, arbitrariedades e ilegalidades por parte do Estado e de empresas privadas.Projeto 2: Culturas e ilegalismos nos usos sociais das tecnologias de informação e comunicaçãoA pesquisa gravita em torno da produção, circulação e consumo de cópias de mercadorias e de bens informativos e culturais, através (embora não apenas) de práticas consideradas ilegais. Explora, por um lado, a consolidação de mercados ilegais erguidos em torno da falsificação e da pirataria, abordando as novas formas de produção e distribuição de informação e cultura e os novos hábitos de consumo desses bens, bem como a sua relação com novas construções identitárias por parte dos consumidores da era digital. Por outro lado, a partir de diferentes campos (político, econômico, ideológico), contextualiza e discute as leis de propriedade intelectual e de direito autoral.

Artigos:

BEZERRA, Arthur Coelho. ; WALTZ, I. . Privacidade, neutralidade e inimputabilidade da internet no brasil: avanços e deficiências no projeto do marco civil. Eptic (UFS), v. 16, p. 157-171, 2014.BEZERRA, Arthur Coelho. ; GRILLO, C. C. . Batalhas nas ruas, guerra nas redes: notas sobre a cobertura midiática da violência em manifestações. Liinc em Revista, v. 10, p. 195-210, 2014.BEZERRA, Arthur Coelho. . Direitos autorais e cultura da cópia na era digital. Logos (Rio de Janeiro. Online), v. 20, p. 6-18, 2013.BEZERRA, Arthur Coelho. Descentralização do acesso, produção amadora e propriedade intelectual: dilemas da cultura na era digital. Contemporanea (UFBA. Online), v. 11, p. 250-266, 2013.BEZERRA, Arthur C. . Pirataria e crime organizado: ligações perigosas?. Revista Brasileira de Segurança Pública, v. 6, p. 90-104, 2012.

BEZERRA, Arthur C. . Mercados ilegais da pirataria: o comércio de mídias no centro do rio de janeiro. Dilemas: Revista de Estudos de Conflito e Controle Social, v. 5, p. 627-652, 2012.

BEZERRA, Arthur C. . A cultura é autônoma ou serve às elites? Um olhar sobre as abordagens sociológicas de Jeffrey Alexander e Pierre Bourdieu. Plural (USP), v. 18, p. 135-153, 2011.

BEZERRA, Arthur C. . A favela fora do lugar: sobre a apropriação do funk carioca pelas classes médias e seus impactos nas distâncias entre grupos sociais. Tempo da Ciência (UNIOESTE), v. 18, p. 43-57, 2011.

BEZERRA, Arthur C. . Um sampler para um repentista: a estética antropofágica do movimento Mangue. Cadernos de Sociologia e Política (Online), v. 9, p. 7-24, 2006.

Livro:

BEZERRA, Arthur C. . Operação Forrock. 1. ed. Recife: Editora Massangana/ Fundação Joaquim Nabuco, 2011. v. 1. 156p .

Capítulo de livro:

BEZERRA, Arthur C. . ; SALDANHA, G.    In: ALBAGLI, S. Fronteiras da Ciência da Informação. Brasília: IBICT, 2013.BEZERRA, Arthur C. . Usuário é criminoso? A ofensiva dos empreendedores morais da cultura contra a pirataria de bens culturais digitalizados. In: Misse, Michel; Werneck, Alexandre. (Org.). Conflitos de (grande) interesse: estudos sobre crimes, violências e outras disputas conflituosas. 1ed.Rio de Janeiro: Garamond, 2012, v. 1, p. 131-154..

Outros links