Deprecated: iconv_set_encoding(): Use of iconv.internal_encoding is deprecated in /www/htdocs/ppgci/cms/wp-content/themes/ufrj-ppgci/header.php on line 13

Deprecated: iconv_set_encoding(): Use of iconv.output_encoding is deprecated in /www/htdocs/ppgci/cms/wp-content/themes/ufrj-ppgci/header.php on line 14
Apresentação - PPGCI – IBICT/UFRJ

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação – PPGCI oferece cursos de mestrado acadêmico e de doutorado em Ciência da Informação, tendo como objetivo geral a formação para a pesquisa e o aprimoramento em alto nível de profissionais comprometidos com o avanço do conhecimento nesse campo. O PPGCI é desenvolvido em associação ampla entre o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e a Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

O Programa tem origem no Curso de Documentação Científica – CDC, criado pelo IBICT em 1955, em nível de especialização, que foi oferecido por cerca de 35 anos ininterruptamente. Em 1970, o IBICT deu início ao curso de mestrado em Ciência na Informação, pioneiro na introdução desse campo do conhecimento no Brasil e na América Latina. Nos primeiros anos, participaram de seu corpo docente professores estrangeiros da mais alta expressão internacional, entre os quais Tefko Saracevic, Wilfrid Lancaster, LaVahn Marie Overmyer, Bert Roy Boyce, Jack Mills, Derek Langridge, John Joseph Eyre, Engetraut Dahlberg, Suman Datta, além de Derek de Solla Price. Muitos desses professores foram também orientadores das primeiras dissertações do mestrado. O Doutorado em Ciência da Informação foi iniciado em 1994.

O PPGCI foi desenvolvido pelo IBICT com mandato acadêmico da UFRJ até 1981 e, de 1982 a 2002, como parte da estrutura acadêmica da Escola de Comunicação da UFRJ. De 2003 a 2008, o PPGCI funcionou em convênio com a Universidade Federal Fluminense (UFF), tendo retornado à UFRJ ao final de 2008.

Área de concentração

As pesquisas e disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação – PPGCI (IBICT-UFRJ) estruturam-se em 1 área de concentração, que, por sua vez, organiza-se em 2 linhas de pesquisa, nas quais atuam seus docentes e discentes.

Área de Concentração: Informação e Mediações Sociais e Tecnológicas para o Conhecimento

As questões de interdisciplinaridade e evolução da sociedade de informação em seus aspectos sociais e desenvolvimentos tecnológicos. Estudo das ações de informação nas quais agentes individuais e coletivos realizam processos de geração, organização, preservação, disseminação, acesso e recuperação convencional e eletrônica e usos socialmente significativos da informação. Transformação em memória, conhecimento e meta-conhecimento, estratégias, decisão e ação, abrangendo a transferência da Informação.

Veja as linhas de pesquisa em http://www.ppgci.ufrj.br/index.php/programa/linhas-de-pesquisas