Paulo César Castro

Internet, redes sociais e sociedade; informação, big data, algoritmo e cultura; tecnologias da informação e da comunicação e midiatização; semiótica e análise do discurso

Professor Associado da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ, onde cursou o Mestrado e o Doutorado, em Comunicação e Cultura. Na ECO é tutor do Programa de Educação Tutorial (PET) e também coordenou o curso de Produção Editorial. Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela UFC. Diretor do Centro Internacional de Semiótica e Comunicação (CISECO).

Atua principalmente nos seguintes temas de pesquisa: internet, redes sociais e sociedade; informação, big data, algoritmo e cultura; tecnologias da informação e da comunicação e midiatização; semiótica e análise do discurso. Tem interesse em jornalismo de dados e produção editorial.

Midiatização e processos sociais: a algoritmização dos sentidos nas redes sociais online

A pesquisa tem como objetivo investigar como diferentes lógicas estabelecidas através dos algoritmos regem a circulação da informação na internet e, mais especificamente, nas redes sociais, e também como constituem o ambiente onde os usuários se comunicam entre si e de que forma definem os modos como eles se relacionam com os recursos que lhes são ofertados no ciberespaço. Um novo e complexo cenário sociotécnico está sendo instituído a partir da interação dos usuários com as tecnologias digitais (principalmente as baseadas na internet), cujo funcionamento é, na maioria das vezes, governado pelo raciocínio algorítmico. Tomados pelo senso comum como meramente matemáticos e, por isso, objetivos, os algoritmos são responsáveis , na verdade, por midiatizar cada ação mínima dos sujeitos quando de suas interações com dispositivos digitais conectados à internet. Ou seja, por trás dessa interação quase sempre há um código (invisível) que está a serviço da coleta de dados dos usuários e que resultam em informações que interessam às estratégias de marketing das corporações, mas também aos aparatos de vigilância dos governos.

Propomo-nos então a analisar a lógica midiatizante que tem norteado o que se pode chamar de era do algoritmo, ambiente sociocultural que aponta para modos inéditos de produção e acesso à informação, de organização dos saberes, de relacionamento entre espaço e tempo, de experimentação da sociabilidade, de exercício do poder, de formas de comunicação, de participação no debate público, de gestão das esferas pública e privada... No fim das contas, os algoritmos são uma parte pouco visível do processo de produção de sentido que tem estabelecido uma nova ambiência (no sentido de bios virtal), na qual são engendrados novos discursos, mas onde outros são modificados, reajustados, reiterados. Interessa ainda à pesquisa avaliar a passagem da cultura de massa para a cultura midiática, ou seja, do estágio em que os produtos culturais são elaborados industrialmente e destinados a grandes massas da população para o momento em que foram incrementadas as tecnologias e instituições voltadas à produção de informação e no qual foi ampliado o uso e consumo dessas tecnologias e meios. Tal ambiência significa um novo modo no desenho das interações e uma nova forma de estruturação das práticas sociais, e aponta para necessidade de tensionamento do conceito de mediação frente ao de midiatização.

Livros (organização)

CASTRO, Paulo César (org.). Vigiar a vigilância: uma questão de saberes?. Maceió: Edufal, 2016.

CASTRO, Paulo César (org.). Dicotomia público/privado: estamos no caminho certo? Maceió: Edufal, 2015.

CASTRO, Paulo César; FAUSTO NETO, A.; HEBERLÊ, A.; VERÓN, E.; CORREA, L. G.; RUSSI, P. (orgs.). A rua no século XXI: materialidade urbana e virtualidade cibernética. Macéio: Edufal, 2014.

Capítulos de livros

CASTRO, Paulo César. The mediatization of reception by Brazilian online collaborative journalism: rules and protocols to control reader’s participation. In: ARCILA, Carlos; CALDERÍN, Mabel; CASTRO, Cosette. (org.). An overview of digital media in Latin America. Londres: University of West London Press, 2014, v. 1, p. 61-72. (https://www.uwl.ac.uk/sites/default/files/Departments/Research/Vistas/Web/PDF/publication_series/VISTAS_an_overview_digital_media_in_Latin_America_2014.pdf)