Marco André Feldman Schneider

Ética, epistemologia e economia política da informação, da comunicação e da cultura.

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ). Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Produção Editorial (ECO-UFRJ). Pós-doutorado em Estudos Culturais no Programa Avançado de Cultura Contemporânea - Fórum de Ciência e Cultura - Universidade Federal do Rio de Janeiro (PACC-UFRJ), junto ao qual é atualmente Pesquisador Associado.

A economia política da informação, da comunicação e da cultura estuda o conjunto de fenômenos designados por esses três últimos substantivos, com ênfase no papel que desempenham nas disputas de poder nas sociedades contemporâneas. A dimensão epistemológica do estudo diz respeito ao debate em torno da própria conceituação dos termos em questão e ao referencial teórico e metodológico que fundamenta o debate, calcado nas ciências da informação, nas ciências da comunicação e nos estudos culturais,  bem como em seus diálogos, correntes ou possíveis, internos e com outros campos do saber, tais como a antropologia, a sociologia da cultura, os estudos sociais da ciência, a filosofia política etc.. Sua dimensão ética, por sua vez, remete aos diversos posicionamentos envolvidos nas disputas de poder sobre as quais o estudo se debruça, em especial àqueles em torno do acesso aos produtos e do regime de propriedade dos meios de produção de informação, comunicação e cultura, na medida em que tal acesso e tais regimes condicionam em grande parte a maior ou menor autonomia cognitiva, decisória e, em última instância, existencial dos sujeitos envolvidos nos processos em questão.

Título do Projeto de Pesquisa:Ética, Política e Epistemologia: interfaces da informação

O objetivo geral da pesquisa é identificar, analisar e mapear interseções relevantes entre o pensamento ético, o político e o epistemológico ao longo da história. Seu objetivo específico é entender o papel desempenhado pela informação em cada um desses campos, bem como em suas interfaces, especialmente na atualidade. Em outras palavras, o objeto a ser investigado é o ser e a dinâmica da informação em cada um desses campos e em suas interfaces. Sua problematização irá partir das seguintes questões: quais são os grandes marcos fronteiriços entre os campos? Como se afetam e confundem? O que a ética tem a dizer sobre a fraqueza, a política sobre a mentira, a epistemologia sobre o mal etc.? Qual é o papel da informação nessa trama?.

Lista completa de publlicações no Currículo Lattes

1. KELLNER, Douglas; SCHNEIDER, Marco. A Conversation between Marco Schneider and Douglas Kellner. Revista Z cultural (UFRJ), v. VII, p. 9, 2012. Disponível em: http://revistazcultural.pacc.ufrj.br/a-conversation-between-marco-schneider-and-douglas-kellner/.
2. SCHNEIDER, Marco . Internet e Cidadania nas periferias do Rio de Janeiro. Estudos em Comunicação, v. 12, p. 279-292, 2012. Disponível em: http://www.ec.ubi.pt/ec/12/pdf/EC12-2012Dez-14.pdf .

3. SCHNEIDER, Marco . A Captura do Gosto como inclusão social negativa: por uma atualização crítica da ética utilitarista. Sinais Sociais, v. 5, p. 82-109, 2011. Disponível em: http://www.sesc.com.br/wps/wcm/connect/5254eb81-39a4-4a4b-bb92-6710645bf424/17.pdf?MOD=AJPERES&CACHEID=5254eb81-39a4-4a4b-bb92-6710645bf424

4. SCHNEIDER, Marco . Comunicação, economia e música: o papel da indústria cultural na composição de subjetividades ao longo do século XX. E-Compós (Brasília), v. 142, p. 1-16, 2011. Disponível em: http://www.compos.org.br/seer/index.php/e-compos/article/viewFile/633/519

5. SCHNEIDER, Marco. Infotelecomunicações e fetiche do valor. Comunicação e Sociedade, v. 31, p. 103-121, 2010.  Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/CSO/article/view/1026/1926

6. SCHNEIDER, Marco. Representação, realidade e comunicação midiatizada. Contemporânea (UFBA. Online), v. 8, p. 1-16, 2010. Disponível em: http://www.portalseer.ufba.br/index.php/contemporaneaposcom/article/view/3998/3400

7. SCHNEIDER, Marco . Lenin e a Microsoft. Revista Z cultural (UFRJ), v. 2, p. 4, 2010. Disponível em: http://revistazcultural.pacc.ufrj.br/lenin-e-a-microsoft-de-marco-schneider/

8. SCHNEIDER, Marco . Hipótese para uma genealogia biopolítica do gosto. Galáxia (São Paulo. Online), v. 10, p. 108-120, 2010. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/2930

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