Workshop “Triangulación y métodos mixtos en las ciencias sociales”, dia 30/11/17

Será ministrado pelo Prof. Juan Ignacio Piovani, da Universidad Nacional de La Plata (Argentina), abordando o uso combinado de métodos e dados quantitativos e qualitativos aplicados ao campo das Ciências Sociais, organizado pelo PPGCI/IBICT-UFRJ. . Dia 30/11, das 9 às 12:30h, no auditório do 2o. andar do CBPF, Rua Xavier Sigaud, 150, Urca, RJ.

O workshop “Triangulación y métodos mixtos en las ciencias sociales” será uma atividade de três horas abordando o uso combinado de métodos e dados quantitativos e qualitativos aplicados ao campo das Ciências Sociais. Apresentando as origens da idéia de triangulação, conceito e tipos, aplicações e ponderações sobre paradoxos entre abordagens quantitativas e qualitativas, perspectivas e críticas, a atividade tem o propósito de abordar possibilidades do uso de métodos mistos à realidade das ciências sociais aplicadas.

O professor Juan Ignacio Piovani tem Pós-doutorado em Ciências Sociais (Universidad Nacional de Córdoba) no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Doutor em Metodologia das Ciências Sociais (Sapienza – Università di Roma) e Mestre em Métodos Avançados de Pesquisa Social e Estatística (City University London). Professor titular na Facultad de Humanidades de la Universidad Nacional de La Plata (UNLP) e em outras pós-graduações da Argentina e do exterior. Pesquisador do CONICET no Centro Interdisciplinar de Metodologia das Ciências Sociais (CIMeCS), do Instituto de Investigaciones en Humanidades y Ciencias Sociales (IdIHCS), UNLP – CONICET. Diretor do Doutorado em Ciências Sociais (UNLP) e do Doutorado binacional em Estudos Sociais Interdisciplinares (UNLP – Universität Rostock). Coordenador da Red Latinoamericana de Metodología de las Ciencias Sociales (RedMet). Premio Houssay 2014 em Ciências Sociais. Publicou “Alle origini della statistica moderna. La scuola inglese di fine Ottocento”, Milán, Angeli (2006) e co-editou, com S. Baglioni, “El sudeste asiático: una visión contemporânea”, Buenos Aires, EDUNTREF (2004); con A. Eguía e A. Salvia, “Género y Trabajo: asimetrías intergéneros e intragéneros en áreas metropolitanas de la Argentina”, Buenos Aires, EDUNTREF (2007); com N. Cohen, “La metodología de la investigación en debate”, La Plata, EDULP-EUDEBA (2008); con A. Eguía e S. Ortale, “Género, trabajo y políticas sociales. Estudios de caso en el Gran La Plata”, Buenos Aires, CLACSO (2015); com C. Ruvituso e N. Werz, “Transiciones, Memorias e Identidades en Europa y América Latina”, Frankfurt-Madrid, Iberoamericana Vervuert (2016); e, com L. Muñiz Terra, “ ¿Condenados a la reflexividad? Repensando el proceso de investigación social”, Buenos Aires, CLACSO (2017). É autor de artigos sobre temas de sua especialidade em castelhano, português, italiano e inglês.