Chamada Liinc em Revista: Ciência Cidadã e Laboratórios Cidadãos

A Liinc em Revista http://www.ibict.br/liinc, periódico de acesso aberto do Ibict e UFRJ, editado pelas profas. Maria Lucia Maciel e Sarita Albagli, está aberta à submissão de artigos para publicação no número de maio de 2017, que terá dossiê sobre “Ciência Cidadã e Laboratórios Cidadãos”. Prazo de submissão até 31 de janeiro de 2017.

O dossiê é organizado pelos professores Henrique Parra (Unifesp, São Paulo), Mariano Fressoli (Cenit, Buenos Aires) e Antonio Lafuente (CSIC, Madri), com a ementa a seguir.

Os estudos sociais em ciência e tecnologia têm observado, nos últimos anos, a emergência de uma multiplicidade de práticas e espaços alternativos de produção de conhecimento, recompondo as fronteiras e as identidades entre cientistas experts e público engajado, entre o laboratório científico e o laboratório cidadão. Inspiradas nas vertentes mais críticas da pesquisa “selvagem” e colaborativa, da ciência aberta ou cidadã, e num diálogo tenso com as dinâmicas do governo biopolítico e da mercantilização do conhecimento, surgem atores cognitivos e políticos cujas práticas interessa-nos investigar.

As contribuições ao dossiê poderão incluir temas como:
· Ciência aberta, ciência cidadã e ciência comum
· Ciência e produção do comum
· Comunidades de práticas, comunidades epistêmicas e contra-expertise
· Laboratórios cidadãos e experimentação política
· Fablabs, hackerspaces, movimento maker
· Ciência aberta e movimentos de inovação “na base” (grassroots innovation movements)
· Produção de conhecimento científico contra-hegemônico e apropriação tecnológica
· Protocolos, infraestruturas, tecnologias e modos de organização para a produção aberta e colaborativa de conhecimentos.

O dossiê incluirá também uma seção com relatos de experiências inovadoras nos temas propostos.